Captain Tsubasa: A História e suas Homenagens aos Jogadores Brasileiros
O tema do central da obra é o futebol. Ela foi patrocinada pela Associação Japonesa de Futebol durante o desenvolvimento do anime para promover o esporte no país e deu muito certo, melhorando a imagem do esporte no país.
A história acompanha Oliver Tsubasa, contando sua trajetória no futebol e se tornando capitão da seleção japonesa.
O personagem principal, foi inspirado no jogador
Musashi Mizushima, que jogou no São Paulo (SPFC) entre 1979 e 1988 por indicação do rei Pelé, que viu potencial no garoto em uma viagem ao Japão e aconselhou a família do garoto a trazê-lo para jogar no Brasil.
Mizushima jogou nas categorias de base do São Paulo, tendo destaque como meio campista e se tornando até capitão da equipe. Porém no time principal titular, só jogou uma vez no jogo contra Red Bull Bragantino e saiu derrotado por 4 a 3. Mesmo assim ele fez parte da equipe campeã do campeonato paulista de 1985.
Em sua passagem pelo futebol brasileiro, ele acabou sendo emprestado para outros clubes como a Portuguesa, Santos e São Bento. E em 1989 O contrato com o São Paulo chegou ao fim.
JOGADORES BRASILEIROS HOMENAGEADOS NO MANGÁ/ANIME
O mangá/anime homenageia o Rivaldo através do personagem Rivaul. Ele surge na obra quando o protagonista vai jogar no Cataluyna FC (a versão do mangá para o Barcelona FC) e lá o Tsubasa precisa disputar a vaga no time com Rivaul, atacante brasileiro que veste a camisa 10. Rivaldo jogou no Barcelona e foi camisa 10 da equipe nos no time catalão entre 1997 e 2002.
Outro brasileiro homenageado foi o baixinho Romário que serviu como inspiração para o personagem Carlos Santana. Apesar de a personalidade do personagem não ser a mesma do baixinho outras características serviram de inspiração, como o seu estilo de jogo e o porteiro físico. E além disso, os dois jogaram pelo Valencia da Espanha e o Flamengo.


Comentários
Postar um comentário