O Drama Técnico do Flamengo: De 2019 a 2024


Ontem, 28 de abril, o Flamengo perdeu para o Botafogo em partida valida pelo Campeonato Brasileiro por 2x0. Depois de conquistar o Campeonato Carioca de forma invicta, o Flamengo está a 3 partidas sem vencer. Empatou com o Palmeiras no Allianz Parque, perdeu para o Bolívar em na altitude se La Paz e perdeu para o Botafogo no Maracanã. Além disso tudo, as atuações da equipe rubro-negra não tem agradado aos torcedores e alguns já pedem a demissão do técnico Tite

Com base nessa crítica ao trabalho do técnico rubro-negro, vamos relembrar os técnicos que passaram pelo Flamengo de 2019 a 2024.

Em 2019 o Flamengo começou a temporada com Abel Braga no cargo de treinador. Com a equipe rubro-negra Abel Braga conquistou o Campeonato Carioca e classificou a equipe para as oitavas de final da Conmebol Libertadores. Apesar do resultado a torcida estava insatisfeita com o futebol apresentado. Com a pressão da torcida, a diretoria foi atrás do técnico Jorge Jesus. Sabendo que a diretoria tinha conversas com o técnico português, Abel Braga pediu demissão deixando o cargo de técnico. 

Com a saída de Abel Braga e a chegada de Jorge Jesus, o segundo semestre de 2019 do Flamengo foi mágico, conquistando o a Conmebol Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Em 2020 o técnico português ainda ganhou a Recopa Sul-Americana, Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca deixando a equipe logo após essas conquistas. Jorge Jesus ficou um ano no Flamengo conquistou mais títulos do que sofreu derrotas se tornando ídolo da torcida rubro-negra.

Depois da saída do Mister a diretoria do Flamengo foi atrás de outro técnico europeu. Domènec Torrent, o ex-auxiliar de Pep Guardiola. No clube carioca, foram 26 jogos, com 15 vitórias, cinco empates e seis derrotas, um aproveitamento de 63,8%. Apesar de bons números, o treinador enfrentou ambiente de pressão e comparações com o antecessor. Ainda tinha o fato de que foi auxiliar do Guardiola e a torcida esperava um futebol vistoso. Dome ficou menos de quatro meses e demitido após uma goleada por 4 a 0 para o Atlético-MG, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020.

Após a demissão do técnico espanhol, o Flamengo contratou Rogério Ceni. O ex-goleiro e ídolo do São Paulo chegou em 2020 na equipe rubro-negra e mesmo com alguns problemas e precisando adaptar alguns jogadores em funções diferentes, Rogério conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro de 2020 e no ano seguinte conquistou a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Mas o fantasma do Mister JJ atrapalhou o trabalho. Apesar das conquistas inevitavelmente a torcida fazia comparações do futebol apresentado pela equipe de Ceni com a equipe histórica de 2019 dirigida pelo Mister. Com a pressão a diretoria decidiu pela demissão do técnico brasileiro.

Com a demissão de Ceni, a diretoria foi atrás do Renato Gaúcho, o técnico que após perder de forma vexatória por 5x0 na semifinal da Conmebol Libertadores de 2019 para o Flamengo do Mister, disse que com um elenco de 200 milhões era fácil. Pois bem, ele pegou esse elenco de 200 milhões e não ganhou nada. Apesar disso os números de Portaluppi foram bons: 37 jogos, 24 vitórias, 8 empates, 5 derrotas, 72% de aproveitamento, 87 gols a favor(2,3 por jogo) e 32 gols contra (0,86 por jogo). A história de Renato no Flamengo poderia ser um pouco diferente se não fosse a vacilada do Andreas Pereira na final da Conmebol Libertadores. Com a falta de conquistas a pressão da torcida e a cobrança da diretoria foram grandes pra cima de Renato que pediu demissão no dia 29/11/2021.

Com a saída de Renato Gaúcho a diretoria do Flamengo foi lá na Polônia para tirar Paulo Sousa do comando da Seleção Polonesa. Com a chegada do português, os rubro-negros acharam que a coisa mudaria de figura mas infelizmente isso não aconteceu. Com Paulo Sousa o Flamengo em 32 jogos conquistou 19 vitórias, 7 empates e 6 derrotas. A torcida continuava insatisfeita com a performance da equipe. O técnico português não abria mão do esquema com 3 zagueiros e fazia algumas improvisações que não agradavam a torcida, como Filipe Luis de zagueiro, Everton Ribeiro de ala esquerda, entre outras. Com todos esses fatores, ficou insustentável a permanência do técnico português na equipe. Após as derrotas para o Fortaleza e o Bragantino a diretoria rubro-negra demitiu o técnico e acertou com Dorival Júnior que até então era técnico do Ceará.

Com a chegada de Dorival, a torcida rubro-negra viveu dias de paz e felicidade, conquistando a Copa do Brasil e a Conmebol Libertadores de 2022. Porém as atuações em finais não agradou parte da torcida mas mesmo assim não pediu a demissão do técnico. A diretoria por achar que o Dorival Júnior não teria mas o que tirar da equipe e por medo de ficar sem técnico (Dorival estava cotado para assumir a Seleção Brasileira após a saída de Tite) resolveu não renovar com o treinador que tinha contrato só até o final de 2022. 

Com a saída de Dorival, a diretoria foi atrás do Vitor Pereira que estava no Corinthians e havia perdido para o Flamengo de Dorival na final da Copa do Brasil. Além disso, o técnico português não havia ganho nenhum clássico com a equipe corinthiana e era contestado pela fiel. Vitor Pereira chegou ao Flamengo com a missão de disputar sete títulos, sendo eles: a Copa do Mundo FIFA de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Conmebol Libertadores, a Supercopa do Brasil,  o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara (que como nas últimas edições, foi o turno único do Carioca.). Com os fracassos na a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Mundial de Clubes, Taça Guanabara e Campeonato Carioca. O técnico português foi demitido.

Com a saída do técnico português a diretoria foi atrás de Jorge Sampaoli para tentar salvar o ano, pois o Flamengo ainda disputava a Conmebol Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Por motivos extracampo (agressão do preparador físico em Pedro e relacionamento ruim com todos no clube), a mudança constante no time (Sampaoli não tinha um time titular definido e mudava a cada jogo) e a falta de resultados, Sampaoli foi demitido. Pelo Flamengo foram 39 jogos, 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas. Foram 63 gols marcados e 41 sofridos. 

Com a saída de Sampaoli chegamos a situação atual, o Flamengo contratando ex-tecnico da Seleção Brasileira, o técnico Tite. A princípio Aldenor não queria assumir nenhuma equipe em 2023, mas a diretoria do Flamengo conseguiu convencê-lo a assumir o time. A torcida chegou a sonhar com o título brasileiro, que infelizmente não veio. Após a "pipocada" histórica do Botafogo quem acabou levando o título foi o Palmeiras. Mas desde o início o discurso de Tite era de classificar o time para a Conmebol Libertadores de 2024. No ano atual, a equipe rubro-negra começou bem, conquistando o Campeonato Carioca de forma invicta, sofrendo apenas 1 gol com o time alternativo (já que o time principal estava em pré-temporada junto com o técnico Tite nos Estados Unidos) e com o goleiro Rossi batendo o recorde de 1135 minutos sem ser vazado na meta robro-negra. Sendo vazado só na partida contra o Millonarios pela Conmebol Libertadores.

Agora o voltamos ao início do post, o técnico Tite está sendo questionado pelos últimos resultados que não foram bons. Vamos ter que aguardar as cenas dos próximos capítulos e ver se o técnico e a diretoria resiste a pressão e mantém o projeto de futebol ou muda tudo outra vez. 



ACESSE O LINK ABAIXO PARA ADQUIRIR A CAMISA DO SEU TIME DE CORAÇÃO E APOIAR O BLOG.




Comentários

Postagens mais visitadas