A história de origem da Liga dos Campeões


Todos sabemos que a Liga dos Campeões é a maior e mais famosa competição de clubes do mundo. Todo garoto que começa a dar os seus primeiros passos no esporte, sonha em jogar a competição. Mas você conhece a origem da competição? 

A primeira vez que os campeões de duas ligas europeias se encontraram foi no 1895 World Championship, quando o campeão inglês Sunderland derrotou o campeão escocês Hearts por 5 a 3. O primeiro torneio pan-europeu foi a Challenge Cup, uma competição entre clubes do Império Austro-Húngaro em 1897. Três anos depois, em 1900, os campeões da Bélgica, Holanda e Suíça, que eram as únicas ligas existentes na Europa continental na época, participaram do Coupe Van der Straeten Ponthoz, sendo assim apelidado de "campeonato de clubes do continente" pelos jornais locais.

Em 1927, inspirado na Challenger Cup, o austríaco Hugo Meisl deu a ideia de criar a Mitropa Cup. Competição essa que foi disputada pelos clubes da Europa Central. Em 1930, a primeira tentativa de criar uma copa para os clubes campeões nacionais na Europa, foi a Coupe des Nations, que foi jogada e organizada pelo clube suíço Servette. Realizada em Genebra, reuniu dez campeões de todo o continente. O clube que conquistou a copa foi o Újpest da Hungria. As nações latino-europeias se uniram para formar a Copa Latina, em 1949.

Em 1955 era criada a Copa dos Campeões da Europa (que em 1992 se chamaria UEFA Champions League, ou, Liga dos Campeões para nós brasileiros). A competição reunia só os campeões de cada país europeu. A ideia da competição, surgiu de dois jornalistas franceses, Jacques Ferran e Gabriel Hanot que trabalhavam no L'Équipe. Em 2018 eles em uma entrevista eles disseram que a inspiração para a criação do torneio surgiu após o Campeonato Sul-Americano de Campeões e da Copa Rio

A primeira edição contou com os campeões nacionais da Bélgica, Dinamarca, Suécia, Itália, Espanha, França e Alemanha, além de outros nove clubes convidados. O Real Madrid tornando-se o primeiro campeão na final contra o Stade de Reims, da França. O Real Madrid ainda ganhou outras quatro edições seguintes se tornando o primeiro e único penta-campão consecutivo na história da competição. Outras equipes vieram a conquistar um tricampeonato de forma seguida: o Ajax (1971, 1972 e 1973); o Bayern de Munique (1974, 1975 e 1976) e o Real Madrid (2016, 2017 e 2018).


CURIOSIDADES

- Até a data desta postagem 23 equipes, de 10 países diferentes conquistaram a UEFA Champions League. 

- A Espanha é o país com mais títulos, 19 no total. São 14 do Real Madrid e 5 do Barcelona

- A Inglaterra é o país com mais times diferentes que já foram campeões. São seis times campeões de cinco cidades diferentes. 

- O maior vencedor de todos é o Real Madrid, com 14 títulos. Seguido de longe pelo Milan, com 7 títulos. 

- Apenas em 15 edições o campeão terminou o torneio invicto. Quem mais conseguiu essa façanha foram Milan, Liverpool, Manchester United e Ajax, que ganharam o torneio sem derrotas em duas oportunidades cada. 

- Algumas das capitais mais importantes da Europa nunca conseguiram ter times que venceram a Liga dos Campeões, dos países que já foram campeões, 3 capitais não têm títulos. Roma (Itália), Paris (França) e Berlim (Alemanha).

- O maior vice-campeão do torneio é a Juventus. A equipe italiana foi vice 7 vezes.

- Francisco Gento é o jogador que tem mais títulos da Champions. Ele venceu seis vezes com o Real Madrid nos anos de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960 e 1966.

- O robozão Cristiano Ronaldo além de maior artilheiro da Champions com 140 gols e maior assistente com 43 assistências, ele também é o jogador com mais partidas no torneio com 181 jogos. Não é atoa que é chamado de Sr. Champions.

- Wembley foi o estádio que mais recebeu finais. 7 no total.

- O gol mais rápido das finais de Champions League foi marcado por Paolo Maldini, aos 51 segundos da decisão de 2005 contra o Liverpool.





PARA APOIAR O BLOG, ACESSE OS LINKS ABAIXO








Comentários

Postagens mais visitadas